Esse tipo de interferência é gerado por equipamentos elétricos, especialmente letreiros de neon, controladores de iluminação e reguladores de luminosidade, motores elétricos com escovas, controladores de velocidade de motores e vários tipos de equipamentos de alta tensão. Na maior parte dos casos, a interferência é causada por equipamentos gastos, com defeito, manutenção precária ou instalados incorretamente. Equipamentos elétricos em boas condições raramente criam problemas de interferência. Em alguns casos, porém, equipamentos mais antigos podem ter sido projetados e fabricados sem nenhuma preocupação com a interferência que poderiam causar e podem ser problemáticos.
Os letreiros de neon são uma causa bem conhecida de interferência elétrica. Normalmente, letreiros construídos e instalados corretamente não geram interferência significativa, a menos que estejam próximos das antenas do sistema sem fio. Entretanto, letreiros de neon antigos, com manutenção precária ou com material de isolação sujo ou quebrado podem produzir interferência pesada. Os letreiros de neon com regulagem de luminosidade podem ser um problema à parte. Luzes fluorescentes defeituosas, incluindo as com tubos gastos, podem gerar uma quantidade substancial de interferência. Lâmpadas fluorescentes conectadas a reguladores de luminosidade, os próprios reguladores e instalações com lastros eletrônicos também são fontes freqüentes de problemas.
Motores elétricos com escovas são outra fonte comum de interferência. Aí estão incluídos muitos eletrodomésticos e ferramentas, como aspiradores de pó, liquidificadores e processadores de alimentos, furadeiras elétricas e outras ferramentas com motores de velocidade variável. Controladores de motores e de iluminação, sobretudo unidades mais antigas de controle de iluminação de cena, são causas freqüentes de interferência elétrica. Relés gastos ou defeituosos, principalmente relés de partida de motores e contatores de alta potência, podem causar interferência durante a comutação.
Além dos letreiros de neon, outros tipos de equipamentos de alta tensão podem ser fontes de interferência. Dentre eles, televisores gastos ou defeituosos, equipamentos de raios X, certos tipos de equipamentos de iluminação e vários tipos de equipamentos industriais. Na maioria dos casos, a interferência é gerada por arcos voltaicos causados por isolação defeituosa ou com vazamento. Os arcos também podem ser um problema em equipamentos de tensão mais baixa. Contatos frouxos, fios quebrados, isolação trincada e outros defeitos podem não apenas causar séria interferência, mas também significar um risco de segurança significativo.
Geralmente, é bem fácil reconhecer a interferência elétrica. A maioria das formas causam zumbidos característicos em freqüências relacionadas à freqüência da linha de alimentação de 60 Hz. Os arcos voltaicos têm um som característico de fritura ou crepitação que normalmente pode ser prontamente identificado. Motores com velocidade variável podem ser diferenciados pelas suas mudanças de velocidade e pelo som de choramingo característico. Freqüentemente, a interferência pode estar relacionada a algum evento, tal como alteração da iluminação, operação de um equipamento específico ou tremulação de uma lâmpada. Na realidade, essa costuma ser uma das maneiras mais rápidas para determinar a causa de um problema.
Quando ocorrer interferência elétrica, o primeiro passo deve ser procurar as fontes mais prováveis. Isso inclui letreiros de neon, lâmpadas fluorescentes que apresentam tremulação ou redução da luminosidade, controladores de iluminação, dispositivos com motores de velocidade variável e equipamentos de alta tensão. Se isso não revelar o problema, o próximo passo é tentar relacionar a interferência a um evento específico, tal como a operação de uma determinada máquina (como equipamento de ar condicionado), a utilização de uma determinada lâmpada ou de um determinado grupo de lâmpadas, ou uma atividade específica. Se possível, desligue os equipamentos suspeitos momentaneamente para ver se a interferência desaparece.
É possível que a causa da interferência seja externa. Neste caso, pode ser possível isolar a causa observando a atividade nas proximidades, determinando a hora do dia em que a interferência ocorre e procurando eventos relacionados, como flashes de luz ou ruídos. Se estiver relativamente certo de que a fonte do ruído é interna, mas não for possível localizá-la, é recomendável solicitar que um eletricista faça uma verificação minuciosa do sistema elétrico do edifício.
Se a fonte da interferência for um letreiro de neon, luzes fluorescentes, um motor com ruído, arcos de alta tensão ou outra causa semelhante, muito provavelmente será necessário corrigir o problema na fonte. Em outros casos, pode ser possível simplesmente reparar ou substituir a unidade defeituosa que está causando a interferência, reposicioná-la mais longe das antenas sem fio ou providenciar para que ela seja desligada quando o sistema sem fio estiver em uso.
Se a fonte da interferência não puder ser identificada, mas não for grave, há vários passos que podem ser seguidos para reduzir seus efeitos. Aumentar a quantidade de sinal disponível para o receptor sem fio geralmente faz com que ele rejeite as interferências externas com mais facilidade. Mover o receptor para mais perto do transmissor ou usar antenas remotas que possam ser posicionadas mais próximas ao transmissor geralmente são medidas que ajudam muito. Porém, não coloque o transmissor a uma distância menor do que cerca de 3 m das antenas do receptor, pois isso pode aumentar o risco de interferência de intermodulação.
Em alguns casos, a interferência entra no receptor sem fio através das linhas de alimentação AC. Descarregadores de surto de boa qualidade com filtros de RF eficientes às vezes podem impedir a interferência nessa situação. Observe que a maioria dos "descarregadores de surto" tem pouca ou nenhuma filtragem; somente os modelos de luxo, especificados para incluir filtros de interferência de RF e ruído, têm capacidade de ser realmente eficientes. Melhorar o aterramento, principalmente quando o painel de energia principal estiver a uma distância considerável, geralmente é de grande ajuda. Soluções mais sofisticadas contra interferência nas linhas de alimentação AC incluem transformadores de isolamento, condicionadores de potência e certos tipos de sistemas de alimentação sem interrupção (unidades UPS ou no-break).
A melhora do projeto dos equipamentos e uma maior preocupação quanto à interferência têm tornado a interferência elétrica muito menos comum do que no passado. Agora, quando ela ocorre, a causa é, na maioria dos casos, um equipamento defeituoso. Devido aos potenciais riscos elétricos e de incêndio associados à interferência elétrica, vale a pena investigar as suas causas, mesmo que ela não apresente um sério problema aos sistemas sem fio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário